Easter Eggs é exatamente isso, um truque, um segredo que está embutido no programa, geralmente são colocados em sistemas que não são muito supervisionados, o programador simplesmente insere esse "mistério" no programa, é meio idiota, mas é interessante. Um exemplo de Easter Eggs que podemos encontrar hoje em dia é o famoso "about:mozilla" dos navegadores Mozilla Firefox e derivados, onde você visualiza alguns trechos do "Livro de Mozilla", uma espécie de Bíblia do navegador que, embora não exista esse livro, é interessante as escrituras que se diferenciam de versão para versão de navegador. Tente escrever "about:mozilla" em um Firefox, na barra de endereços, não tenha medo!
Além desse existe também o chrome://browser/content/browser.xul que, também pode ser escrito no Firefox, apesar de ter o protocolo do Chrome.
O interessante disso tudo é que essas são funções inseridas nos programas, mas que não tem algum sentido, tornando-se apenas algo interessante e curioso. Um bom exemplo de algo que pode ser realmente perigoso são as Logic Bombs, do mesmo principio do Easter Egg, uma Bomba Lógica é uma função maliciosa que o um programa legítimo trás dentro de si. Digo legítimo porque pode ser até um software de uma empresa confiável. Acredito que alguns antivírus já estão preparados para alertar isso, o que talvez pode até ser confundido com um falso positivo.
Bem, de qualquer forma, em 2006 as empresas de antivírus adicionavam cerca de 2000 ameaças novas em seus banco de dados, hoje eu acredito que esse número já deve ter superado os 4000. Logo, logo penso que os antivírus já não mais serão a solução dos nossos problemas.
Até a próxima...
http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/18-descobrindo-os-easter-eggs-escondidos-nos-programas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_de_Mozilla
Peter Szor, The Art of Computer Virus Research and Defense; pg 30.