segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Game of Life

Humanos criam modelos para representar nosso mundo de diferentes perspectivas. A ideia de auto replicação foi criada pelo matemático húngaro John von Neumann por volta de 1948.

Neumann foi o primeiro a promover um modelo de auto replicação, de acordo com a natureza. Muitos pensados seguiram a mesma linha de raciocínio de Neumann, dentre eles John Conway   que foi o que mais se aproximou da realidade que temos hoje nos computadores.

Conway criou um dos mais interessantes sistemas celulares, assim como John Neumann fez, Conway pesquisou a interação dos elementos sob regras comuns e nomeou este "jogo" de Life.

Conway Game of Life

A regra mais básica é a que todos nós deveríamos conhecer, a regra geral dos seres vivos, nascer, sobreviver e morrer. Na ideia inicio de Conway ainda não havia sistemas de auto replicação o que logo virou um desafio entre os estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A nova estrutura com a função de se auto replicar foi nomeada glider.

Glider

Uma coisa bastante interessante aqui é que durante este período dois escritores Antal Csakany e Ferenc Vajda em 1980 escreveram um livro chamado Games with Computers, podemos dizer então que foi durante este período que começaram a surgir os primeiros jogos de computador.

A partir desta ideia e deste primeiros testes em representar a vida por meio da tecnologia foi que, por volta de 1948 surgi o primeiro vírus para Apple II chamado Elk Cloner, falaremos um pouco mais sobre este experimento inicial em um próximo artigo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Easter Egss, Logic Bombs e além!

Como programador, sempre gostei de marcar meus programas com algum truque, que até então eu não sabia ao certo que esses "truques" tinham um nome no ramo. Atualmente eu estou lendo o livro The Art of Computer Virus Research and Defense de Peter Szor (muito bom o livro por sinal), e fiquei por dentro dos Easter Eggs (EE).

Easter Eggs é exatamente isso, um truque, um segredo que está embutido no programa, geralmente são colocados em sistemas que não são muito supervisionados, o programador simplesmente insere esse "mistério" no programa, é meio idiota, mas é interessante. Um exemplo de Easter Eggs que podemos encontrar hoje em dia é o famoso "about:mozilla" dos navegadores Mozilla Firefox e derivados, onde você visualiza alguns trechos do "Livro de Mozilla", uma espécie de Bíblia do navegador que, embora não exista esse livro, é interessante as escrituras que se diferenciam de versão para versão de navegador. Tente escrever "about:mozilla" em um Firefox, na barra de endereços, não tenha medo!



Além desse existe também o chrome://browser/content/browser.xul que, também pode ser escrito no Firefox, apesar de ter o protocolo do Chrome. 


O interessante disso tudo é que essas são funções inseridas nos programas, mas que não tem algum sentido, tornando-se apenas algo interessante e curioso. Um bom exemplo de algo que pode ser realmente perigoso são as Logic Bombs, do mesmo principio do Easter Egg, uma Bomba Lógica é uma função maliciosa que o um programa legítimo trás dentro de si. Digo legítimo porque pode ser até um software de uma empresa confiável. Acredito que alguns antivírus já estão preparados para alertar isso, o que talvez pode até ser confundido com um falso positivo.

Bem, de qualquer forma, em 2006 as empresas de antivírus adicionavam cerca de 2000 ameaças novas em seus banco de dados, hoje eu acredito que esse número já deve ter superado os 4000. Logo, logo penso que os antivírus já não mais serão a solução dos nossos problemas.

Até a próxima...

Referências : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_de_p%C3%A1scoa_(virtual)
                http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/18-descobrindo-os-easter-eggs-escondidos-nos-programas.htm
                http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_de_Mozilla
                Peter Szor, The Art of Computer Virus Research and Defense; pg 30.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Apple Think Different Campaign

"Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os pinos redondos em buracos quadrados. Os que enxergam as coisas de um jeito diferente. Eles não gostam muito de regras. Eles não respeitam o status quo. Pode-se citá-los, discordar deles, exaltá-los ou difamá-los. A única coisa que não se pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. E, enquanto alguns os julgam loucos, nós os julgamos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo... são as que o mudam."


Texto extraído do livro Steve Jobs por Walter Issacson

terça-feira, 15 de maio de 2012

[Video] Desenhando o rosto de um Orc.

Olá pessoal,


Segue abaixo um vídeo feito pelo meu irmão Douglas Draco demonstrando como se desenha a cabeça de um Orc. Este é um ensaio para futuras vídeo-aulas de desenho, ilustração digital e fantasy art que ele pretende montar.




Aguardo a opinião de todos vocês!
Forte abraço!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

BlueStacks, o emulador de aplicativos Android

Olá a todos!

Pessoal esses dias eu estava perambulando pela internet quando me deparei com um aplicativo interessante, capaz de rodar muito bem vários aplicativos Android em seu PC, inclusive jogos!



Não sei ainda se é um bom investimento do pessoal da BlueStacks, mas que tem bastante gente curtindo isso... ah isso tem!

Bom, segue o link pra quem quiser fazer o download da versão beta do software, por enquanto só beta mesmo.

http://bluestacks.com/

Claro, eu não sei se jogaria tanto Android no PC, mas...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

[Tutorial] Personalizando mensagens usando o Game Maker.

Já estou um pouco cansado agora, andei lendo ultimamente a biografia do Steve Jobs por Walter Isaacson, muito boa afinal. Não sabia que o Steve foi um drogrado na adolescência... hehehehe. Bom, mas venho através deste post deixar ai um mini-tutorial que eu escrevi há alguns anos e ficou guardado aqui, agora realmente podendo servir para alguma coisa. Eu acho.

[Download] Do Tutorial em PDF e o GM6. (Mediafire)

Por achar que o Mediafire atualmente é o melhor host, espero disponibilizar todos os downloads do Blog nele.

Abraços e até mais novidades!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Porque criar é mais divertido!

Olá pessoal,

Quem aqui nunca pensou em criar um jogo enquanto jogava alguma coisa? Isso sempre acontecia comigo quando era criança, tanto foi que quando ganhei meu primeiro computador uma das primeiras coisas que eu procurei saber foi a respeito de programação .

No início pensava que criar um jogo era algo fácil, mas com o tempo foi percebendo que é uma coisa que exige muito tempo e muito estudo. A maioria dos jogos que vemos hoje em dia na internet são feitos com Adobe Flash, usando uma linguagem de programação chamada Action Script. Temos muitos jogos de PC que foram feitos em C/C++, os de celulares em Java e por ai vai.

Para que uma pessoa possa criar um jogo com uma dessas linguagens que citei acima ela terá que estudar muito e levará muito tempo para que alguma coisa realmente aconteça. Muitos não dispõe de tanto tempo assim, querem algo rápido e fácil, criar um jogo do zero é uma coisa que não devemos fazer sozinhos.

Mas e se eu quero fazer algo "sozinho" sendo que não tenho tanto saco ou tempo pra isso?
Boa pergunta! Se isso é o que acontece com você, que de fato foi o que aconteceu comigo, podemos usar o que chamamos de engines ou Makers. A função desses elementos são exatamente isso, proporcionar ao "criador" do jogo uma forma mais rápida de criar algo sem precisar de tanto estudo, tempo e dedicação se comparando ao que seria sem eles.

Por hoje, vou lhe apresentar dois programas, uma engine e um Maker.

Hoje em dia o que eu mais costumo usar é o Game Maker, um ótimo Maker que facilita muito a criação de jogos, podendo até mesmo, através de sua linguagem de programação (GML) criar jogos em terceira dimensão sem problemas. É de fácil uso e temos uma galeria que pode te ajudar muito dentro do fórum Game Maker Brasil.

A pouco tempo conheci a engine proprietária Unity que exige um pouco mais de estudo e aprendizado por parte do criador. Se você dominá-la bem, conseguirá criar jogos de todo tipo e ainda exportá-lo para consoles e muitas outras plataformas! Saiba mais em: Unity3D.com.

Por enquanto é isso pessoal, foi algo rápido e prático como de sempre!
Forte abraço!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Informática básica nas escolas públicas

Olá a todos os leitores!

Não vou fazer aqui uma postagem imbecil de "meu primeiro post". Isso já encheu o saco!
Também não vou ficar falando sobre mim, com o tempo vocês irão ver que tipo de pessoa está por trás deste blog. =D

Não precisamos de muita enrolação quando o assunto se trada de como anda a educação no Brasil, bom eu nem sou lá aquele tipo de pessoa que fica sempre se informando sobre isso, mas de longe já percebemos que não anda bem. Sim, criticar é fácil, é muito fácil, desde que você não tenha uma ideia para ajudar. 

Uma coisa que sempre achei importante é a utilização da informática, hoje em dia é sábio matricular o seu filho em uma escola de informática para que você possa se sentir mais seguro (a) perante o futuro que ele venha a ter. Mas já parou pra pensar em quanto você paga por um curso de informática básica em uma escola? Se for menos do que uns R$80,00 (pelo menos aqui na minha cidade), pode ter certeza que o curso é uma porcaria.

Onde estou querendo chegar é que, se as escolas públicas mantivessem um laboratório de informática e ensinasse informática básica para seu filho você não precisaria pagar um absurdo em uma escola de informática.

É direito do estudante aprender informática básica na escola, isso ajudaria muito o desenvolvimento daquele aluno. Informática básica que eu digo não é aprender a mexer com Facebook, Orkut, Twitter, é aprender a fazer um planilha bem elaborada no Excel, um texto bem formatado no Word e saber pelo menos o que é um Sistema Operacional.

Temos vários projetos no Brasil, mas que eu ainda não vi muita coisa funcionar. Vou deixar alguns links aqui para que vocês possam se informar mais sobre o assunto e começar a cobrar do pessoal que não faz nada!